08.06.2006

Da série COZINHANDO COM AS MEGERAS.

Lá em casa, com exceção de Facelo pra quem só há comida quando há carrrrrne, é todo muito louco por sopa. Família pelotense, influência portuguesa, etc. Volta e meia Megera Mãe faz uma sopa maravelololosa, de sustância, para o jantar, que nem precisa comer com pãozinho. Ela segura a onda dos estômagos mais furados até a hora de ir para o berço.



CREME DE BATATA DA MEGERA MÃE

Ingredientes:

700g de carne de gado magra (com osso de preferência)
1 cebola grande
2 dentes de alho
4 batatas médio-grandes
2 cenouras
4 ovos
Azeitonas verdes sem caroço
Salsinha


Modo de preparo:

Coloque a carne para cozinhar em água na panela de pressão com uma cebola grande cortada em quatro, dois dentes de alho e sal. Cozinhe por meia hora depois que a panela começar a chiar. Abra a panela, retire a carne (que deve estar se desmanchando) e naquele caldo que ficou cozinhe quatro batatas médio-grandes e duas cenouras em pedaços. Enquanto isso, desfie a carne e coloque quatro ovos para cozinhar. Quando as batatas e cenouras estiverem bem macias, use o mixer dentro da panela mesmo, ou passe pela peneira. Misture bem ao caldo, formando um creme. Volte a carne desfiada para a panela, adicione ovos cozidos e azeitonas verdes picados. Deixe esquentar bem. Se quiser, ainda adicione salsinha picada.
Para esquentar noites de frio... huuuuuummmm.





por Ticcia, às 11:17 de 08.06.2006 - Categoria: Cozinhando com as Megeras

22.05.2006

Da série COZINHANDO COM AS MEGERAS.

Para esses dias de frio, nada melhor que chocolate quente. Mas não qualquer chocolate quente. Chocolate quente Vesúvio, o que é grosso e quente, o que é uma lava vulcânica.





CHOCOLATE QUENTE VESÚVIO

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo
1 l de leite INTEGRAL
1 caixinha de creme de leite
1 colher rasa de maisena
2 colheres de sopa de chocolate em pó do bão
conhaque (a gosto do alcoólatra).



Modo de preparo:

Pique o chocolate em barra e coloque junto com o leite para aquecer em fogo brando. Mexa de vez em quando para derreter. Dissolva a maisena e o chocolate em pó em um pouco de leite, junte à panela. Espere ferver, mexendo sempre. Depois de fervido e engrossado, coloque o creme de leite e o conhaque. Sirva em caneca (com chantilly se quiser) e avise os incautos que a queimadura nos beiços pode ser de terceiro grau. Muito importante: caloria, nesse caso, é o que dá na gente depois de beber. Mais nada.






por Ticcia, às 10:17 de 22.05.2006 - Categoria: Cozinhando com as Megeras

17.04.2006

COZINHANDO COM AS MEGERAS.

Conforme prometido, lá vai a receita de Vaca Atolada da Ticcia. Não, não tem certificado de denominação de origem controlada emitida pela Associação Mineira de Cozinheiras de Mão Cheia (AM2C2). É como euzinha gosto de fazer e pronto. Emails de reclamação e denúncia, diretamente para o Sr. Antônio Francisco Lisboa ou para o Sr. Tomaz Luis Gonzaga, ou ainda para o Sr. Joaquim José da Silva Xavier.


VACA ATOLADA DA TICCIA

Ingredientes:

1,5 Kg de aipim do bão descascado
1 Kg de coxão de fora
6 tomates
2 cebolas
4 dentes de alho
1/4 de pimentão médio
1 folhinha de louro
sal e pimenta do reino


Modo de preparo:

Primeiro aqueço óleo em uma panela de pressão e frito a carne cortada em pedaços grandes. Depois de dourada, junto a cebola em pedaços e o alho, refogo mais, depois os tomates sem pele picados, o pimentão cortado bem pequeno e um pouco de água para fazer molho. Tampo a panela e deixo cozinhar uns 20 minutos na pressão para dar uma primeira cozida na carne. Depois abro, junto os aipins cortados em pedaços não muito grandes e água suficiente para que eles cozinhem imersos no molho. Deixo cozinhar mais meia hora ou até que os aipins estejam bem macios e a carne esteja esfiapando. Se precisar, vá abrindo a panela e verificando se não tem pouca água. A idéia é que o aipim absorva um tanto do molho e ainda sobre um pouco com a carne. Sirva com salada verde variada.





por Ticcia, às 15:35 de 17.04.2006 - Categoria: Cozinhando com as Megeras

09.03.2006

COZINHANDO COM AS MEGERAS



STROGONOFF DE CARNE COM PURE DE AIPIM

Ingredientes:

Entre no supermercado mais próximo e escolha a embalagem que lhe parecer mais bonita, depois leve pra casa e coloque no congelador um magnífico Strogonoff de carne com pure de aipim que tem só (239kcal).

Modo de preparo:

Na embalagem do protudo constam as instruções de preparo:

"Pré-aqueça o forno na temperatura de 180º C. Retire o plástico que envolve a embalagem. Leve o alimento do freezer ao forno na própria embalagem (cartonada ou alumínio) sem tampa, de 25 a 30 minutos no máximo. Recomenda-se cobrir o alimento com papel-alumínio. Posicione o prato no centro do forno para melhor aproveitamento do calor. Ao retirar do forno, tome cuidado com o vapor quente que se desprende. Aguarde de 1 a 2 minutos antes de servir.

IMPORTANTE
Corservar o alimento no freezer. Consumir o alimento até 24 horas após o descongelamento. Nunca recongelar o alimento. Não utilizar esta embalagem em assadeira, banho-maria, chapa ou fogo direto. Nossa equipe de trabalha com dedicação para oferecer a você os mais deliciosos e confiáveis produtos, com baixas calorias e baixo teor de gordura total. Se você desejar fazer algum comentário ou sugestão, escreva para o Centro Substância de Atendimento ao Consumidor: rua Júlio Kowalski, 145, Porto Alegre/RS - cep. 91030-540 ou para substancia@substancia.com.br. Teremos o maior prazer em falar com você."


Como assim não utilizar a embalagem em assadeira e banho-maria ou no fogo direto?! Então não dá pra pôr na forma com grelha? Onde você vai colocar o botinho? Certamente não será no seu prato de louça branquinho? Ou será?!

Você vê a luz e liga para a marida: ela deve ter uma noção de onde diabos você pode colocar o seu jantar para descongelar. A marida não atende, nem no celular nem em casa. Onde será que se meteu a marida? E agora, colega?!

Acho que você sifu.


por Ro, às 20:11 de 09.03.2006 - Categoria: Cozinhando com as Megeras